quarta-feira, 15 de junho de 2011

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE (BOM, MÉDIO OU MÁU CARÁTER), VEJAM AS CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E TIPOS DE TRANSTORNOS:


-Sabia que a personalidade humana é quase que totalmente formada durante a infância e adolescência? - Assim como quase tudo em nosso corpo é formado durante nosso crescimento! - Ao atingir a idade adulta, cada indivíduo estará com a personalidade praticamente formada, pouquíssimas coisas mudarão no caráter de cada um, ao longo da vida...
 -POR ISSO É QUE SABEMOS QUE DEPENDENDO DA CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO, SERÁ FORMADO O SEU CARÁTER!
 SE UMA CRIANÇA / ADOLESCENTE É CRIADA NUM LAR CHEIO DE DISCÓRDIA, COM SEPARAÇÃO DE PAIS, BRIGAS, MAU EXEMPLO DOS PAIS OU DE PARENTES, OU A CRIANÇA É MAL TRATADA, APANHA MUITO, SOFRE FALTA DE ATENÇÃO E CARINHO...  SE A CRIANÇA É ABUSADA SEXUALMENTE, OU MORALMENTE... ENFIM, SE OS PAIS NÃO CRIAREM UMA CRIANÇA / ADOLESCENTE COMO SE DEVE CRIAR DE ACORDO COM OS PADRÕES MORAIS... SERÁ MUITO FÁCIL DE QUE ALGUMAS DESSAS PESSOAS, ADQUIRAM ALGUM TIPO DE TRANTORNO DE PERSONALIDADE, QUANDO SE TORNAREM ADULTAS... ATÉ BUYLINGS  CONTRIBUEM PARA ISSO...

 No dia a dia, percebemos PESSOAS QUE SÃO DIFERENTES, POR EXEMPLO; - PESSOAS QUIETAS DEMAIS,  OU QUE QUEREM CHAMAR A ATENÇÃO DEMAIS, PESSOAS BRIGUENTAS, PESSOAS QUE SE ACHAM DEMAIS, TÍMIDAS EM DEMASIA, PESSOAS QUE SE TORNAM BANDIDOS, PESSOAS ORGANIZADAS DEMAIS , PESSOAS MUITO PROMÍSCUAS (EX: MULHER QUE DÁ PRA TODO MUNDO),  ETC... PODE SER QUE ESSAS PESSOAS SOFRAM DE ALGUM TRANSTORNO... NÃO SE TRATA DE LOUCURA E SIM DE MÁ FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE, GERALMENTE POR ALGUM DOS MOTIVOS DESCRITOS...
SE VC FOI CRIADO NUM AMBIENTE SADIO, NA PRESENÇA DO PAI E DA MÃE, COMO MANDA O FIGURINO, A POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR ALGUM TRANSTORNO É MÍNIMA... MAS INFELIZMENTE ALGUMAS PESSOAS NÃO OBTIVERAM ESSA SORTE E ADQUIRIRAM ALGUM TIPO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE..

CERCA DE 20 POR CENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, SOFRE DE ALGUM TIPO DE TRANSTORNO (2 EM CADA 10),
SÃO VÁRIOS TIPOS DE TRANSTORNO, DENTRE ELES OS QUE MAIS SE DESTACAM SÃO O HISTRIÔNICO, O BORDERLINE,  O NARCISISTA,  E O PIOR DE TODOS NA MINHA OPINIÃO: - O ANTISSOCIAL ...

PESSOAS QUE SOFREM T.P. DIFICILMENTE SERÃO FELIZES, POIS SÃO DIFERENTES E FAZEM COISAS FORA DOS PARÂMETROS DA NORMALIDADE EXIGIDA PELA SOCIEDADE.. SOMENTE COM MUITO ESFORÇO E ATÉ TRATAMENTO... POIS PERSONALIDADE É MUITO DIFÍCIL (MAS NÃO IMPOSSÍVEL), DE SE MUDAR E PERSEGUE A PESSOA PELA VIDA TODA... SEJA PERSONALIDADE BOA OU RUIM (BOM OU MÁU CARÁTER).
depsicologia03062009
         PESSOAS QUE MUDAM DE HUMOR A TODA HORA, PODEM SOFRER DE ALGUM TIPO DE T.P.
                           
  VEJA OS TIPOS DE TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE MAIS COMUNS:
  • Transtorno de personalidade esquizóide ― Indivíduos isolados socialmente, não expressam ou vivenciam emoções como alegria ou raiva, frios emocionalmente, indiferentes e não fazem questão de manter laços afetivos com outras pessoas, sendo assim, vistos como independentes emocionalmente. São muito introspectivos, e muitas vezes não têm amizades. Não anseiam por tais relacionamentos e geralmente preferem viver sozinhos e isolados. (Não confundir com depressão nervosa grave.)
*CLIQUEM NOS LINKS, PARA VER MAIS DETALHES SOBRE OS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE, CASO SE INTERESSEM (HÁ UMA DESCRIÇÃO MAIOR SOBRE CADA TIPO DE TRANSTORNO.
  • Transtorno de personalidade esquizotípica ― Pessoas com as mesmas características ao esquizóide, contudo, estão mais próximas à esquizofrenia. Desconfiados, alguns podem acreditar que têm poderes especiais, outros podem ser supersticiosos e cheios de "manias", sendo que geralmente possuem crença excessiva ou fanatismo religioso. Frequentemente participam de seitas excêntricas, ou acabam por se apegar excessivamente a alguma forma de "ocultismo" ou religiosidade, muitas vezes tornam-se fanáticos religiosos que passam a vida a "pregar" seus conceitos de forma exagerada, acreditando serem escolhidos por alguma entidade divina ou, ocasionalmente, acreditam sentir presença ocultas, ouvir vozes e chamados do além, entre outros comportamentos próximos às psicoses. (Não confundir com esquizofrenia)
  • Transtorno de personalidade paranóide ― São pessoas demasiadamente desconfiadas e paranóicas. Não conseguem confiar em outros, sempre alegam que vão ser passados para trás ou que estão tramando e conspirando algo contra ele. Em momentos de estresse, essas características tendem a piorar e são essencialmente rancorosos, com dificuldade em perdoar os erros e fracassos das outras pessoas. Atribuem isso sempre às supostas tramoias, conspirações, perseguições etc. São frios emocionalmente e podem se manter distantes às outras pessoas porque acreditam estar sempre sendo enganados, às vezes reagindo com hostilidade por motivos incompreensíveis aos olhos de outros. (Não confundir com esquizofrenia ou delírio.)

 PESSOAS DESCONFIADAS DEMAIS, PODEM SOFRER ALGUM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE.
  • Transtorno de personalidade anti-social ― Indivíduos insensíveis, perversos, infiéis, não se importam com sentimentos alheios, são fingidos, mentirosos, frios emocionalmente, manipulam pessoas e situações para conseguirem bens materiais como o dinheiro ou simplesmente por prazer. São essencialmente sedutores, superficiais, gananciosos, interesseiros, egoístas, impulsivos, agressivos e, em casos mais graves, entram no mundo das drogas e alcoolismo, cometem crimes e delitos, sem sentir culpa ou remorso. Via de regra, têm comportamento extremo para conseguir seus objetivos, sendo que tendem a prejudicar sem culpa alguma, qualquer pessoa ou obstáculo que os atrapalhe conseguir seus planos. (Não confundir com Sociopatia)
  • PESSOAS BRIGUENTAS, PODEM SER ANTISOCIAIS.

  • Transtorno de personalidade histriônica ― São pessoas muito emotivas, hipersensíveis, exageradas, superficiais, emocionalmente instáveis, dramáticas, infantis, muito preocupadas com a aparência física (vaidosos) e com notável tendência a exigir excessiva atenção para si a todo momento. Caso contrário, sentem-se profundamente magoados, podendo expressar suas emoções de forma exagerada, como rompantes de choro ou raiva por coisa mínima. Geralmente vestem-se de maneira chamativa, sobretudo sexualmente provocante e costumam estar sempre à caça de elogios a respeito de sua aparência física. São muito manipuladores, controlando pessoas e circunstâncias para conseguir atenção. Fazem uso da manipulação emocional e sedutora, frequentemente vestindo-se de maneira chamativa, encantando e seduzindo outras pessoas. (Não confundir com Transtorno Afetivo Bipolar)
  • Transtorno de personalidade borderline ― Distúrbio comparável a uma "doença do amor", uma vez que seus sintomas tornam-se muito exacerbados quando apaixonam-se. São indivíduos muito inconstantes, exagerados, constantemente insatisfeitos, intolerante às decepções e frustrações, com pensamento extremista 8-80 (totalmente bom ou totalmente mau: não conseguem ver lado bom e ruim numa mesma pessoa ou situação), não conseguindo relacionar-se de maneira saudável com seus familiares e pessoas íntimas, tratando-nas frequentemente de maneira estúpida, agressiva ou rebelde. Quando apaixonam-se por uma pessoa, tratam-na como um deus, entretanto, à menor contrariedade ou sinal de rejeição percebida, acreditam erroneamente estar sendo ignorados e abandonados, tornando-se irritantes, insuportáveis e autodestrutivos passando drasticamente do amor idealizado para o ódio, tratando cruelmente o parceiro como um verdadeiro demônio, sendo assim, com notável tendência a terminar relacionamentos de forma raivosa. Essas relações íntimas são frequentemente intensas, mas caóticas e instáveis, terminando sempre em chantagens, manipulações, ameaças suicidas ou autodestrutivas. Essas pessoas têm profundos sentimentos de raiva e vazio crônico, são emocionalmente instáveis, com surtos de carência afetiva, mostrando-se também controladoras e muito ciumentas. Além disso, têm tendência suicida e, a fim de se libertar do sentimento de vazio e rejeição, podem engajar-se em comportamentos compulsivos como auto-mutilação, comer compulsivamente, gastos em excesso etc. São irritadiças quando estão com pessoas muito íntimas e se sentem merecedoras de cuidados e atenção especial a todo momento. Muitas vezes não conseguem controlar fortes emoções como a raiva. Sentem-se sempre mal amados, rejeitados e ignorados por motivos banais, o que causa um gatilho para agressividade e manipulações. São pessoas manipuladoras, uma vez que temem ser rejeitados em seus relacionamentos amorosos, fazendo esforços totalmente desproporcionais para evitar o abandono. (Não confundir com Transtorno Afetivo Bipolar)
PESSOAS QUE SOFREM DE T.P. TEM CIÊNCIA DO PROBLEMA, MAS DIFICILMENTE PROCURAM AJUDA , PELO CONTRÁRIO: -EM 90 POR CENTO DOS CASOS FAZEM QUESTÃO DE ESCONDER O PROBLEMA, POIS SE ACHAM AS PESSOAS MAIS CERTAS DO MUNDO.. ISSO TRÁS GRANDES PREJUÍZOS PARA A PRÓPRIA PESSOA E PARA AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM ELA,  GERALMENTE ACABAM SOZINHAS E MAL AMADAS, POIS QUASE NINGUÉM ÀS AGUENTA POR MUITO TEMPO.
PESSOAS QUE GOSTAM DE CHAMAR A ATENÇÃO DEMAIS, PODEM SER HISTRIÔNICAS..
  • Transtorno de personalidade narcisista ― Pessoas arrogantes, orgulhosas e que se acham superiores e mais especiais que os outros. De primeira, esses indivíduos passam uma grande impressão de que são metidos, egoístas ou antipáticos, demonstram pouca empatia para com os outros, não se importam com sentimentos alheios e podem ser frios emocionalmente. Quase sempre se acham "os melhores", "os mais lindos", "os mais ricos" etc. e exigem ser atendidos pelos melhores médicos, pelos melhores professores e outros "melhores" profissionais por causa de seu sentimento de superioridade. Diferentemente do histriônico, narcisistas podem se cuidar em excesso (vaidosos) para mostrar às outras pessoas o quanto são mais "bonitos" e anseiam por elogios não para receber atenção, mas apenas para mostrar que são supostamente superiores às outras pessoas. (Não confundir com psicopatia)
  • O NARCISISTA SE ACHA DEMAIS!
  • Transtorno de personalidade dependente ― Pessoas muito dependentes emocionalmente e fisicamente, sempre dependendo de outras pessoas para fazer qualquer coisa. Notavelmente carentes, elas não conseguem viver só e estão sempre à procura de um relacionamento íntimo para se manter dependente. Com frequência, são submissos às pessoas por quais mantêm um laço afetivo, podendo demonstrar muita empatia ou altruísmo por outras pessoas e pouca preocupação consigo mesmo. Não costumam contrariar as outras pessoas e emoções como raiva e desgosto frequentemente são reprimidas e disfarçadas, pois têm medo excessivo em magoar o outro. Com medo da perda e abandono, esses indivíduos pensam muito mais nas outras pessoas do que em si, deixando de fazer coisas que gostam, para satisfazer aos outros. Eles são propensos a envolverem-se em relacionamentos perturbadores, com tendências sadomasoquistas, muitas vezes aceitando atitudes abusivas contra si. Por isso, a insatisfação é constante e o sentimento crônico de tristeza é comum nessas pessoas, uma vez que tornam-se pessoas excessivamente submissas aos outros, muitas vezes deixando-se ser vítimas de maus tratos por parte de outras pessoas por quais mantêm dependência. Geralmente, possuem medo de machucar o outro e têm dificuldade em romper tais relacionamentos. Quando terminam, sentem-se culpados e frequentemente partem desesperadamente em busca de um novo relacionamento. (Não confundir com distimia)
  • Transtorno de personalidade esquiva ― Indivíduos que são excessivamente tímidos, com grande ansiedade na vida social, sendo que frequentemente carregam um sentimento de inferioridade em relação às outras pessoas. Via de regra, têm uma baixa auto-estima e temem serem ridicularizados ou criticados em público. Na realidade, anseiam contato íntimo entre as pessoas, mas com medo de serem ridicularizados, envergonham-se e se isolam socialmente. Eles podem evitar festas, lugares cheios de pessoas e outras ocasiões sociais que poderão ser o centro das atenções, sendo que muitas vezes não têm amigos. Por vezes, carregam grande sofrimento pois têm uma grande vontade de se relacionar com outros, mas não conseguem por conta da vergonha e timidez excessiva que enfrentam ao deparar-se com outras pessoas. (Não confundir com depressão nervosa grave, fobia social e transtorno de ansiedade generalizada.)
  • PESSOAS MUITO TÍMIDAS, PODEM SOFRER DE ALGUM TIPO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE.
  • Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva ― São pessoas teimosas e inflexíveis, excessivamente organizadas, temendo descuidos, desorganizações, sujeira ou qualquer outra forma de "bagunça". Elas primorizam o correto e organizado, podendo gastar muito tempo trabalhando, estudando ou limpando, deixando de lado relacionamentos, diversão e lazer. Além disso, elas tendem a fazer seus deveres a sós porque temem que outras pessoas não irão fazer corretamente. Nos seus relacionamentos, eles podem ser um pouco distantes ou isolados e aparentar frieza emocional. Com frequência têm dificuldade em desfazer-se de velharias e coleções, podendo acumular muitos utensílios, móveis e objetos antigos. Via de regra, se sobrecarregam em suas atividades, algumas vezes desenvolvem compulsão desenfreada para o trabalho. (Não confundir com Transtorno obsessivo-compulsivo [TOC])

12 comentários:

  1. Oi, acho que estou sofrendo de (Transtorno de personalidade histriônica). Meu namorado postou uma pergunta no Yahoo! Respostas sobre uma crise minha, em que você respondeu e mandou o link do seu blog.
    Achei interessante, você é psicologo ou algo assim? Obrigada por ter me ajudado. Se puder me add no msn.
    Juu_barbie@hotmail.com

    Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga juu", não sou psicólogo! -Mas acho que todas as pessoas deveriam entender um pouco de psicologia... Eu me interesso por esse tipo de assunto, pois tive 2 relacionamentos conturbadíssimos, pelo fato delas sofrerem de transtornos de personalidade... Pelo que andei lendo e estudando, existem várias causas, como exemplo posso citar: Se a criança ou adolescente sofreu abuso sexual, ou acompanhou muitas desavenças ou muita falta de atenção e carinho dos pais e familiares, enfim: -Existe um infinidade de motivos.. Não se trata de loucura, se trata de uma má formação da personalodade... Pelo que li, se vc acha que sofre de algum problema dessa natureza, o primeiro passo é reconhecer que há algum problema com vc, depois procurar ajuda e tratamento.. Já te adianto que personalidade é um fato adquirido, que está encravada no cérebro da pessoa, para mudar é muito difícil, mais com acompanhamento psicológico e até calmantes, vc poderá analisar melhor suas atitudes, e aliviar em muito seu sofrimento (pessoas assim sofrem muito mais do que os outros), sem contar que vc vai conviver muito melhor com as pessoas que lhe amammmm
    Pessoas que sofrem de algum problema dessa natureza, tendem a ficar sozinhas, pois muitas vezes até os filhos à abandonam por causa das atitudes... Se não tentar amenizar o problema, esses fatos poderão causar-lhe grandes prejuízos na sua vida sentimental, pessoal e financeira, os anos vão passando e vc poderá sofrer muito num futuro não muito distante..
    Vou add vc no msn... Mas já te adianto que no site Wikipédia, há uma descrição muito mais detalhada sobre esse assunto!
    Vou te add poderemos conversar e eu posso lhe contar como foram esses dois relacionamentos meus... Isso poderá lhe ajudar muito, pois vc poderá se basear nas minhas histórias para vc ter ideia do tamanho sofrimento que passei, não só meu, como também as outras pessoas que coviem com elas!

    ResponderExcluir
  3. Vinicius:
    E sobre o Transtorno Dissociativo de Personalidade? Tenho 15 anos e cerca de 7 alters (Pode ter mais).
    Quais as reais causas? Meu psicólogo nunca realmente me disse o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Caro Vinícius, eu não sou psicólogo, nem psiquiatra, apenas me interesso sobre o assunto... Mais da parte da psicologia, também me interesso sobre personalidade humana... Veja bem, os transtornos de personalidade são da parte da psicologia, não é nenhuma disfunção cerebral... Já o transtorno dissociativo é da parte da psquiatria, é tipo uma disfunção cerebral, ou seja, um pequeno defeito no cérebro, algo que não funciona corretamente em algum lugar do cérebro, não existe causa tipo assim: - Por algum trauma ou sofrimento na infância...

    ResponderExcluir
  5. Exemplificando melhor a pergunta do Vinícius, pelo que li e entendi sobre seu problema... Seria mais ou menos assim: - Uma pessoa nasce com uma perna torta e faz tratamento e fisioterapia com um médico especialista nisso, aos poucos tal defeito vai melhorando... No seu caso é quase a mesma coisa, só que esse seu defeito é no cérebro, mas com o tratamento, vc poderá levar uma vida normal, aos poucos vai melhorando!

    ResponderExcluir
  6. Esse blog está de parabéns, ele realmente me deu as respostas que eu tanto precisava. Graças a ele descobri que tenho transtorno de personalidade e que eu preciso de ajuda. Bom obrigado. Tudo de bom. Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Eu tive pai e mãe tudo direitinho, atenção, cuidados, carinho, escola... Por isso não concordo que um ser humano não vá nunca ter nenhum tipo de transtorno se ele nascer numa família harmoniosa. Quantos casos eu já vi de pessoas que nasceram em lares perfeitos e que tinham irmãos e essas pessoas eram diferentes de todos? Já vi um garoto se tornar bandido e ele nasceu numa família perfeita e tinha outros irmão que não seguiram o caminho do crime. E quantos meninos abandonados que cresceram e em vez de virarem marginais se tornaram trabalhadores honestos? O que quero dizer é que, a culpa não é só dos lares destruídos, de famílias disfuncionais ou do meio social. Existem "tendências" às pessoas desenvolverem problemas psiquiátricos. São pessoas suscetíveis. E esta susceptibilidade é agravada se caso a pessoa sofre más influências do meio familiar e/ou social. As pessoas já nascem com caráter, já nascem com índole. O mal existe de verdade. Se uma pessoa nasce má, ela poderá ter tudo de bom e correto na vida, ela vai optar pelo mal. Da mesma forma que, se uma pessoa nasce extremamente frágil e suporta mal os estressores da vida, ela pode desenvolver um transtorno e até uma doença psiquiátrica. Devemos levar em conta, logicamente que, os transtornos mentais tendem a crescer cada vez mais quanto mais deteriorado for ficando o mundo. E isto é uma tendência: o mundo está se deteriorando cada vez mais e isso fará com que cada vez mais pessoas adoeçam mentalmente. "NÃO É SINAL DE SAÚDE ESTAR PERFEITAMENTE ADAPTADO A UM MUNDO PROFUNDAMENTE DOENTE - KRISHNAMURTI".

    ResponderExcluir
  8. Comigo tudo que se possa imaginar de ruim aconteceu comigo, e nunca fui mau caráter , fui até deficiente usei aparelhos na perna aos 7 anos de idade, nasci num bairro pobre, andava na favela do Vergueiro, jogava bola com todos e ali tinha os que eram maus e os que eram bons todos eram do mesmo nível social, por exemplo de deis um era mau, nunca pensei em roubar , matar, não era revoltado, meu pai morreu quando eu tinha 7 anos, minha mãe foi trabalhar de lavadeira, havia muitos exemplos maus e tudo que foi descrito no inico aconteceu comigo, o que foi bom para mim que comecei trabalhar cedo e consegui vencer na vida passando por todos os obsaculos, e eu acho quem é mau é mau , deficientemente tem cura, muitos amigos meus riquinhos viraram bandido ... e acho quem dá opinião na mídia nunca passaram pr problemaS e ficam com achisismo , eu acho eu estudei, querem opinar o que não viveram

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que não é verdade tudo isso passou comigo e muito mais, conheci muita gente que tiveram os mesmos problemas que , problemas sociais e não viraram bandidos, e outros amigos riquinhos da vila Mariana e periferia viraram bandidos,quando o cara é mau ele é mau, vi meninos com 5 anos maus e no fim foram mortos pela sua rebeldia. Não concordo com esse texto .....


    SE UMA CRIANÇA / ADOLESCENTE É CRIADA NUM LAR CHEIO DE DISCÓRDIA, COM SEPARAÇÃO DE PAIS, BRIGAS, MAU EXEMPLO DOS PAIS OU DE PARENTES, OU A CRIANÇA É MAL TRATADA, APANHA MUITO, SOFRE FALTA DE ATENÇÃO E CARINHO... SE A CRIANÇA É ABUSADA SEXUALMENTE, OU MORALMENTE... ENFIM, SE OS PAIS NÃO CRIAREM UMA CRIANÇA / ADOLESCENTE COMO SE DEVE CRIAR DE ACORDO COM OS PADRÕES MORAIS... SERÁ MUITO FÁCIL DE QUE ALGUMAS DESSAS PESSOAS, ADQUIRAM ALGUM TIPO DE TRANTORNO DE PERSONALIDADE, QUANDO SE TORNAREM ADULTAS... ATÉ BUYLINGS CONTRIBUEM PARA ISSO...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Patricia (comentário anterior ao meu) pelo belo esclarecimento !!!

    ResponderExcluir
  11. Depois que li sobre o transtorno de personalidade dependente, eu vi muitas características que se pareciam comigo. Mas antes esse transtorno me dominava ainda mais, sempre tive medo de não ter amigos, de ser abandonada, por isso fazia tudo que me pediam, por medo de não fazer e meus amigos me deixarem. Sempre me apeguei com facilidade, isso me prejudicou muito, principalmente quando era criança. Tinha medo de magoar as pessoas, me importava mais com elas, do que comigo mesma. Hoje eu sou uma jovem de 17 anos, não tenho mais tanto esse medo que eu tinha quando criança, mas ainda sim tenho medo d abandono.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...